sábado, 30 de outubro de 2021

Em busca de iguarias: o azeite


Por inúmeras vezes fiz regime alimentar e em nenhuma das vezes o azeite foi excluído da alimentação. Claro que tão bom alimento exige uma busca especial. Encontrar os melhores azeites com vistas à sua pureza, sabor e benefícios acaba sendo um trabalho prazeroso e agradável.

Uma lenda contada pelos hebreus, “relata que a oliveira nasceu no monte Tabor, no vale de Hebron. Adão pressentindo a sua morte iminente lembrou que o Senhor lhe havia prometido o “óleo da misericórdia”. Então, um querubim enviou-lhe a semente que, após a sua morte, germinou em sua boca.”

O azeite é obtido através da prensa das azeitonas e passa posteriormente por 4 fases: lavagem, moagem, prensa fria e centrifugação. São necessárias de 1300 a 2000 azeitonas para produzir 250 mililitros de azeite.

AZEITE EXTRA VIRGEM: É o azeite excelente. Éo mais puro e mais rico em nutrientes, sendo o mais saudável de todos os azeites. É resultado da primeira prensagem a frio das azeitonas.

AZEITE VIRGEM: Produto da segunda prensagem. Alguns azeites, para serem extraídos, são submetidos a altas temperaturas.

AZEITE LAMPANTE: É um azeite com acidez superior a 3,3%. Este azeite não pode ser consumido diretamente, para ser comercializado, deve sofrer refinação.

AZEITE REFINADO: Azeite lampante refinado quimicamente, cujo processo resulta em perda do gosto, cor, aroma e parte das vitaminas (20 a 40%) e outros nutrientes (inclusive alguns benéficos à saúde). A acidez deste tipo de azeite pode ser a partir de 0,5%.

AZEITE COMPOSTO: é um azeite mais barato, constituído de azeite refinado misturado com outros tipos de óleos, como o de soja, por exemplo. Portanto, não tem o gosto característico de azeite e tem uma qualidade inferior.

O uso diário do azeite de oliva reduz o colesterol e ajuda a prevenir as doenças cardiovasculares, beneficia o fígado e é um tônico nervoso. É uma fonte rica em ômega 3 e vitamina E, que protege contra o câncer e retarda o processo de envelhecimento celular. Ajuda a prevenir a arteriosclerose, melhora o funcionamento do estômago e do pâncreas, estimula o crescimento e favorece a absorção de cálcio. Uma curiosidade é que o azeite conserva suas propriedades até quando aquecido para frituras. Ajuda a combater o acúmulo de gordura visceral (que é a localizada na barriga e é a mais prejudicial à saúde) combatendo a diabetes, entre outras infindas propriedades medicinais e terapêuticas do azeite.

Lição para a vida: O azeite traz sabor, odor e benefícios. Que os caminhos de nossa vida sejam regados do bom azeite para que encontremos sempre as boas pessoas em nosso caminho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário