sábado, 30 de outubro de 2021

Em busca de iguarias: o azeite


Por inúmeras vezes fiz regime alimentar e em nenhuma das vezes o azeite foi excluído da alimentação. Claro que tão bom alimento exige uma busca especial. Encontrar os melhores azeites com vistas à sua pureza, sabor e benefícios acaba sendo um trabalho prazeroso e agradável.

Uma lenda contada pelos hebreus, “relata que a oliveira nasceu no monte Tabor, no vale de Hebron. Adão pressentindo a sua morte iminente lembrou que o Senhor lhe havia prometido o “óleo da misericórdia”. Então, um querubim enviou-lhe a semente que, após a sua morte, germinou em sua boca.”

O azeite é obtido através da prensa das azeitonas e passa posteriormente por 4 fases: lavagem, moagem, prensa fria e centrifugação. São necessárias de 1300 a 2000 azeitonas para produzir 250 mililitros de azeite.

AZEITE EXTRA VIRGEM: É o azeite excelente. Éo mais puro e mais rico em nutrientes, sendo o mais saudável de todos os azeites. É resultado da primeira prensagem a frio das azeitonas.

AZEITE VIRGEM: Produto da segunda prensagem. Alguns azeites, para serem extraídos, são submetidos a altas temperaturas.

AZEITE LAMPANTE: É um azeite com acidez superior a 3,3%. Este azeite não pode ser consumido diretamente, para ser comercializado, deve sofrer refinação.

AZEITE REFINADO: Azeite lampante refinado quimicamente, cujo processo resulta em perda do gosto, cor, aroma e parte das vitaminas (20 a 40%) e outros nutrientes (inclusive alguns benéficos à saúde). A acidez deste tipo de azeite pode ser a partir de 0,5%.

AZEITE COMPOSTO: é um azeite mais barato, constituído de azeite refinado misturado com outros tipos de óleos, como o de soja, por exemplo. Portanto, não tem o gosto característico de azeite e tem uma qualidade inferior.

O uso diário do azeite de oliva reduz o colesterol e ajuda a prevenir as doenças cardiovasculares, beneficia o fígado e é um tônico nervoso. É uma fonte rica em ômega 3 e vitamina E, que protege contra o câncer e retarda o processo de envelhecimento celular. Ajuda a prevenir a arteriosclerose, melhora o funcionamento do estômago e do pâncreas, estimula o crescimento e favorece a absorção de cálcio. Uma curiosidade é que o azeite conserva suas propriedades até quando aquecido para frituras. Ajuda a combater o acúmulo de gordura visceral (que é a localizada na barriga e é a mais prejudicial à saúde) combatendo a diabetes, entre outras infindas propriedades medicinais e terapêuticas do azeite.

Lição para a vida: O azeite traz sabor, odor e benefícios. Que os caminhos de nossa vida sejam regados do bom azeite para que encontremos sempre as boas pessoas em nosso caminho.

quinta-feira, 28 de outubro de 2021

Fases da flor do cardo mariano - espinhos e mais espinhos até virar em plumas

 

Antes de se abrir, seca, a flor do cardo mariano, ainda demora um tempo espinhando tudo que se aproxima.

Eis ai a pluma levando esvoaçante e suave a semente para ser cultivada em outro lugar.

Depois de varios dias - seca e espinhuda - a base da flor se abre e saem  várias plumas lindas e leves, como na foto.

Incrivel como uma planta rústica, possa culminar com tanta beleza da flor e de suas sementes. 

As plumas, meio brancas meio douradas, ao sol produzem um efeito visual único. Dá vontade de soprar para elas voarem mais.

Abaixo posto um filme sobre as fases da flor. Quando a planta - espinhuda - já tem seu tamanho amadurecido, começam a aparecer os primeiros botoes da flor exótica. Muitas vezes associamos as coisas à pessoas: custam a amadurecer, espinham por tudo quanto é lado e agridem... mas quando chega a hora certa, nos encantam com sua harmonia de cores únicas e exóticas, tornamdo-se lindas na flor e nas plumas esvoaçantes, fruto de uma vida floral espinhuda.

Lição para a vida: para se chegar a uma beleza única e feérica, muitas vezes é preciso muito sofrimento e muitos espinhos.



terça-feira, 26 de outubro de 2021

Cardo Mariano

 

De uma simplicidade gigante e flor de exótica beleza. Tudo nela pinica: tem espinhos nas folhas, na flor... e muitos... finos e pinicantes. 

Uma vez eu vi a foto dessa flor num livro de flores dos Alpes.

Chama-se Cardo Mariano. Suas sementes são um poderoso remédio para o fígado. Não é comestível, mas se faz chá com essas sementes.

Tem gente que faz chá com as folhas, porém o mais indicado é a semente.

Curioso que uma flor tão exótica, espinhe tanto, e quando seca se abre num imenso branco de "plumas esvoaçantes" levadas pelo vento e trazendo sob cada "pluma" uma semente.

Lição para a vida: Aprendi que muitas vezes os caminhos são espinhosos e machucam, mas a beleza da flor nos inebria e faz tudo suportar.